Skip links

Alto Minho| Sete ecovias para descobrir, desfrutar e…desconfinar

Os tempos que vivemos são exigentes: teletrabalho, tele escola, horas a fio  ‘enfiados ‘ dentro de quatro paredes. O inverno está a queimar os seus últimos cartuchos  e o desconfinamento é cada vez mais uma realidade.Por isso, deixamos aqui a lista de sete ecovias fantásticas que poderá visitar no Alto Minho e assim planear o seu próximo fim-de-semana ou quem sabe, as suas próximas férias.

 

Ecovia em Arcos de Valdevez

Neste percurso da Ecovia pode observar, interpretar, sentir e guardar momentos preciosos. O trajeto, quase sempre plano, começa perto da Ponte Romana e termina na zona da albufeira de S. Jorge / Touvedo. De bicicleta ou a pé, não hesite, desfrute de um percurso calmo e sereno, mas ao mesmo tempo repleto de surpresas e de emoções fortes!

 

Ecovia do Atlântico (Caminho)

Uma via para caminhar e respirar, permite a ligação entre Moledo e Vila Praia de Âncora, através de percursos pedonais e cicláveis. Constituída por três percursos com um grau de dificuldade reduzido, permitiu requalificar e valorizar espaços e locais de grande valor para a conservação da natureza e a biodiversidade. A Praia da Foz, o Caminho do Sargaceiro e o Caminho das Camboas privilegiam sobretudo o lazer e o prazer de desfrutar dos encantos da natureza. O percurso da Praia da Foz de Caminha, com entrada junto à Mata do Camarido, permite contemplar o esplendor do estuário do Rio Minho envolto na dinâmica da atividade piscatória e o imponente Monte de Santa Tecla, na vizinha Galiza, em Espanha. Percorra o passadiço de madeira, com quase um quilómetro de extensão, num agradável e tranquilo passeio a pé ou de bicicleta. Um pouco mais a sul, na Praia de Moledo, tem início o trajeto do Sargaceiro, assim chamado em homenagem à apanha do sargaço. Continuando pela marginal atlântica, em direção a Vila Praia de Âncora, sinta a fresca maresia, renove energias relaxando no alpendre da Capela de Santo Isidoro. O percurso das Camboas percorre a Avenida do Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora, e termina um pouco antes do Forte da Lagarteira. Sempre com o mar à vista, este trajeto é agradável de percorrer em qualquer altura do ano. É o escape perfeito para fugir à rotina, praticar desporto e adotar hábitos e comportamentos de vida mais saudáveis em plena comunhão com a natureza.

 

Ecovia de Ponte da Barca

Esta pista faz a ligação entre as duas vilas minhotas de Ponte de Lima e de Ponte da Barca. Com 15 quilómetros de extensão, quase sempre planos, este percurso verde está devidamente sinalizado e protegido. Pode percorrê-la de bicicleta ou a pé, sendo o piso constituído por saibro e alguns passadiços de madeira. Na margem do rio, os açudes e as pesqueiras, são uma constante na envolvente paisagística, assim como os campos agrícolas e as videiras. Ao longo da ecovia encontram-se agradáveis zonas de lazer, parques de merendas, um circuito de manutenção e diversos pontos de interesse. Em Bravães, por exemplo, pare na Fonte Santa, junto à margem do Rio Lima.

Diz-se que estas águas têm propriedades curativas. Mais à frente irá deparar-se com um engenho de pesca, que servia para a pesca da lampreia. Pedalada a pedalada, passo a passo, descubra os encantos da natureza em Ponta da Barca!

 

Ecovia Ponte de Lima

A pé ou de bicicleta, inicie o percurso no coração da vila de Ponte de Lima.

Na margem direita do rio Lima, junto à Igreja de Santo António da Torre Velha, ao lado da Ponte Romana, a Ecovia divide-se em duas direções. Para jusante, pode seguir rumo à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos ou dirigir-se a montante à freguesia de Refoios de Lima. Com uma extensão de quase 15 quilómetros, a ecovia apresenta sinalização e painéis informativos. Trata-se de um trajeto com um reduzido grau de dificuldade, à beira-rio e sem declives acentuados. Ao longo do caminho, terá a oportunidade de observar o Rio Lima e toda a fauna e flora associada a este ecossistema. Dirigindo-se de Ponte de Lima para a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de

Bertiandos e S. Pedro de Arcos vai ainda passar pelo Parque do Arnado, o monumento em homenagem à fadista Amália Rodrigues, o Festival Internacional dos Jardins e o Solar de Bertiandos. Se optar ir em direção à freguesia de Refoios, vai poder desfrutar dos parques de merenda e da vista privilegiada do rio Lima no observatório perto do afluente Rio Labruja, entre outros recantos que terá a oportunidade de descobrir. Na margem esquerda, poderá percorrer a Ecovia numa extensão de aproximadamente 30 kms.

Num passeio junto ao rio Lima, não deixe de ver o Lugar da Passagem e apreciar também as veigas da Correlhã ou, na direção oposta, desfrutar das pequenas praias fluviais, do belíssimo conjunto de moinhos da Gemieira e do observatório perto do rio Crasto, um afluente do rio Lima.

 

Ecopista do Rio Minho (Monção)

Ao longo do percurso destes passadiços, estão disponíveis lugares de descanso e contemplação, permitindo aos caminhantes desfrutar de alguns momentos de repouso e, ao mesmo tempo, apreciar a envolvente paisagística, fluvial e monumental, simbolizada pelo rio Minho e pelas imponentes muralhas de Monção, monumento nacional desde 1910.

Acedendo-se por uma abertura existente no pano da muralha junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado, esta ligação pedonal, que propícia uma panorâmica inspiradora e relaxante, reforça a ligação dos monçanenses ao rio Minho e fortalece a componente turística do Parque das Caldas

 

Ecopista do Rio Minho (Valença)

Ligando Valença a Monção, esta pista pegada ao rio Minho faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro, ao longo de cerca de 17 quilómetros. Pode optar por fazer o percurso a pé ou de bicicleta, desfrutará igualmente das magníficas vistas não só sobre o rio, mas também sobre vinhedos, ribeiros e campos de cultivo. Passará, inclusive, por alguns miradouros onde a vista é ainda mais impressionante. Conseguirá vislumbrar a fortaleza de Valença, a Catedral de Tui, passando pelo Convento de Ganfei, pelo Adro Velho de Verdoejo, por algumas pesqueiras e por várias capelas.

 

Ecopista Caminho do Rio (Vila Nova de Cerveira)

A Ecovia “Caminho do Rio” localiza-se na margem esquerda do rio Minho e abrange algumas freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira, ao longo de cerca de 7 km, aproveitando trilhos ou caminhos de servidão existentes, articulando 5 pontos de ligações principais no seu trajeto (Cais da Mota, Cais do Ligo, Parque do Castelinho e Praia da Lenta. Durante o percurso pode-se observar as características urbanas existentes nomeadamente o Parque de Lazer do Castelinho, com os equipamentos existentes como o Aquamuseu do Rio Minho, os equipamentos lúdicos, o parque infantil e ainda as características rurais em que se evidencia a vegetação que acompanha o rio, as atividades agrícolas e a pesca.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment