Skip links

Reportagem| Bastidores das gravações da novela ‘Para Sempre’ da TVI

A convite do Município de Arcos de Valdevez e da Plural/TVI O Espectador foi até á vila do Soajo para assistir às gravações da nova novela da TVI ‘Para Sempre’. O povo Soajeiro que tão bem sabe receber, é agora o palco duma história de amor cheia de enredos e de uma novela que toca vários temas sociais importantes como o abandono de crianças e a infertilidade nas mulheres.

 

Aqueles dias amenos da primavera! Céu azul, calor com brisa fresca e uma população rendida à azafama que o set de gravação instalou na praça principal da vila do Soajo. Filmava-se uma das cenas da novela e a população vibrava porque estavam assistir, ao vivo, à novela “quando isto passar na televisão nós vamos dizer: eu já sei o que ali se vai passar, eu estive ali quando filmaram”, ouviu-se ao longe, enquanto a população aproveitava a pausa nas filmagens para pedir aos atores para tirar fotografias “venha daí Diogo (Morgado) tire uma selfie comigo”.

A vila ganhou uma outra vida, um outro ritmo. O orgulho dos residentes sentia-se a palpitar em cada gesto, cada comentário, cada fotografia. Querem imortalizar todos os momentos que vivem. Querem figurar, querem ajudar “queremos que todo o Portugal saiba a beleza que tem este nosso Soajo, a nossa serra. Que saibam que somos gente de bem, simpática, hospitaleira”.

As gravações decorrem em vários cenários: Lisboa, Braga e a vila do Soajo, em Arcos de Valdevez “acreditamos que o facto da TVI tenha escolhido novamente Arcos de Valdevez para a gravação de uma novela será muito vantajoso. Assim como aconteceu há 12 anos, com uma outra novela que se chamava ‘Deixa que te leve’”, afirmou uma habitante da vila que assistia às filmagens.

 

O elenco da nova produção da TVI conta com nomes muito reconhecidos do público português: Inês Castel Branco, Diogo Morgado, Rui Melo, Susana Mendes, Ana Nave, António Capelo, Sílvia Chiola, Patrícia Tavares, Carmen Santos, Mafalda Marafusta, António Durães e Helena Isabel. O Espectador esteve à conversa com alguns deles.

Para Rui Melo, um dos atores com um papel fundamental dentro da história “eu já conhecia Arcos de Valdevez porque eu estive a gravar aqui uma serie para a RTP. Acho Arcos de Valdevez lindíssimo. Soajo não conhecia, mas estou apaixonado. Até já andei a ver se consigo comprar uma casa por aqui. As gravações estão a correr muito bem. A equipa é fantástica e estamos todos muito entusiasmados. As pessoas do Soajo são muito afetuosas mas a relação com eles é muito fácil porque eles percebem que estamos em pandemia e respeitam muito isso”.

Outra das personagens chave dentro da novela será Maria das Dores, personificada pela Patrícia Tavares, com quem também estivemos à conversa “eu não conhecia a vila do Soajo e é linda, linda, linda. Encantadora. Esta paisagem, a serra, este largo, é inacreditável. Ontem tivemos a surpresa de uns cavalos que apareceram  do nada e ficaram em cena e foi maravilhoso. Estamos a ser muito bem recebidos. Está a ser muito bom. Estamos num hotel incrível, come-se muito bem aqui. Estamos felizes porque estamos a fazer o que gostamos num sítio fantástico. Mas tenho de referir que o contacto com as pessoas aqui do Soajo está a ser maravilhoso. Eu sou das pessoas e gosto muito desta troca de carinho. Sinto-me muito bem”.

 

Diogo Morgado, quem será Pedro Valente, é o protagonista da novela e também deixou rasgados elogios “Soajo é Portugal no seu melhor. Nós procuramos cada vez mais panoramas com as quais as pessoas se identifiquem, o Portugal profundo, mas também o Portugal bonito e que faça o português ficar orgulhoso de ser português e Soajo e Braga estão a ser dois locais incríveis e que estão a servir do melhor pano de fundo que podia ter a nossa história”, vinca.

E aproveita para deixar uma mensagem ao Alto Minho “aquilo que eu vos posso dizer é que sempre que se avança para um projeto procura-se que as pessoas estejam todas a trabalhar para o mesmo e nesta situação particular vamos ter uma história que é feita com propósito, com energia para dar às pessoas, e nós vamos conseguir isso com autenticidade, com verdade e teremos sem dúvida, o feedback das pessoas ao começarem a ver e a se identificarem com a história”.

Inês Castel Branco, protagonista da novela confessa “eu não conhecia Soajo. Estava muito entusiasmada por conhecer. Cheguei há quatro horas. Confesso que o caminho foi longo; mas quando cheguei, fiquei completamente encantada com a vista e com o cheirinho a primavera e com Soajo e agora também com as pessoas daqui da terra”.

Em relação à sua personagem Inês desvenda “a minha personagem é a Clara, uma professora do Soajo que também dirige o coro infantil na Casa do Povo. É uma rapariga bastante envolvida com a comunidade, e é uma romântica. Vem duma família com dinheiro e tem uma quinta nos arredores. Tem o coração bastante dividido, pelo menos no início da história, e que sofre de um problema que é pouco falado que é a infertilidade”.

Confessa que os enredos da novela ficam ainda mais interessantes “porque as pessoas aqui do Soajo são muito divertidas e acho que as pessoas se vão apaixonar. A novela mostra um bocadinho da vila, da serra, e é muito bom descentralizar a ação de Lisboa e estou a adorar! E depois, há também aquela questão da comida que já não estou a caber na roupa. A gastronomia, o vinho, o pão os doces…estou feita ao bife (literalmente)!” culmina, brincando.

Os atores da nova novela da TVI acreditam que com este novo projeto irão conquistar o Alto Minho todo “porque o projeto é feito e bem feito cá e ficará na memória de todos, Para Sempre”.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment