Skip links

Saiba quais são as regras para ir à praia este verão

Pelo segundo ano consecutivo, vamos viver um verão diferente. A pandemia de Covid-19 ainda não deu tréguas por completo e, por isso, as regras de acesso às praias e todos os cuidados vão ser para manter.

Tal foi confirmado pelo Governo, esta quinta-feira, que aprovou as medidas e as regras de acesso às praias para a época balnear deste ano, que tem início a 15 de maio.

No final do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência deu conta de que as regras aplicadas na época balnear de 2020 vão manter-se “em larga medida” para este ano.

 

Assim sendo, “a necessidade de uso de máscara no acesso aos cafés ou restaurantes e às casas de banho, e a não necessidade de uso de máscara no areal mantêm-se“, tal com afirmou Mariana Vieira da Silva.

A ministra da Presidência disse ainda que vão existir exceções “relativas à atividade desportiva no areal ou à utilização de alguns equipamentos de lazer nas praias”, mas não chegou a especificar quais.

 

Publicidade

Para te relembrares e para começares a organizar as tuas idas à praia, estas foram as regras aplicadas no ano passado e que se mantêm:

– Os banhistas devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos um afastamento de três metros entres chapéus de sol, toldos ou colmos;

– Nos toldos, colmos e barracas de praia, cada pessoa ou grupo só tem permissão para alugar de manhã, até às 13h30, ou de tarde, a partir das 14h;

– Em algumas praias do país, foram instalados “semáforos”, que vão, mais uma vez, indicar a ocupação da praia. A cor verde significa ocupação baixa (1/3), amarelo quer dizer ocupação elevada (2/3) e vermelho indica ocupação completa (3/3);

– Tal como no ano passado, espera-se que a informação sobre a ocupação das praias seja atualizada em tempo real na aplicação “Info Praia” e no site da Agência Portuguesa do Ambiente.

Além destas medidas, há mais algumas a ter conta!

Os banhistas e os concessionários devem sempre assegurar o distanciamento físico, cumprir a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, e ainda a limpeza e higienização dos espaços e a utilização da máscara, sempre que seja necessário.

Mais uma vez, este vai ser um verão diferente! É verdade que, em tempos, era fácil chegar à praia e arranjar um espacinho para estender a toalha. Só que é também necessário cumprir as medidas decretadas para que consigamos usufruir melhor do verão de 2022!

Fonte: RFM

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment