Skip links

Vinagre de sidra: um milagre para perder peso

O ingrediente é usado há vários anos e tornou-se uma tendência, sobretudo para questões de saúde e de alimentação saudável.

 

 

Publicidade

Um dos ingredientes que têm sido cada vez mais falados nos últimos anos é o vinagre de sidra. Também conhecido por vinagre de maçã, é por causa das suas propriedades incríveis que tem substituído o tradicional vinagre de vinho, embora seja aplicado de outras formas e com novas finalidades.

Este vinagre é obtido pela fermentação de maçãs (normalmente biológicas e às quais não são adicionados químicos) é muito usado por quem quer equilibrar ou alcalinizar o Ph do organismo e também por quem anda a tentar emagrecer. Mas será que é assim tão milagroso?

“O vinagre de maça é utilizado para temperar e acredita-se que tenha propriedades benéficas para o organismo”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de uma Dietista”.

Neste caso, a nutricionista diz que diluir 20 mililitros de vinagre de sidra num copo de água e tomá-lo antes da refeição é o suficiente para “reduzir a glicémia pós-prandial”.

Como tem propriedades antimicrobianas, o vinagre pode ser usado para limpeza e desinfeção e ainda como conservante: “Estudos indicam que pode inibir a ação da E.coli nos alimentos”.

Quem quer perder peso certamente já ouviu falar deste ingrediente, que diz-se promover a saciedade. “Um estudo refere que os indivíduos obesos que beberam 15 ou 30 mililitros de vinagre de maçã diariamente por três meses perderam uma média de 1,2 a 1,7 quilos, respetivamente”, aponta ainda a nutricionista.

Uma das formas mais simples de consumir este vinagre é utilizando-o para temperar saladas, por exemplo. Também é possível diluí-lo em água e beber. Seja como for, não deverá ultrapassar a dose diária recomendada que vai de um mínimo de cinco a dez mililitros até 15 a 30 mililitros.

Se pensa que não é capaz de beber o vinagre de sidra, mesmo que diluído, talvez seja melhor utilizá-lo na confeção de outros alimentos. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas tão distintas como bolos ou manteiga vegan.

Fonte: NIT

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment