Skip links

Hoje celebra-se o dia Mundial do Lúpus

O Dia Mundial do Lúpus observa-se a 10 de maio.

Este dia foi proclamado em 2004 com o objetivo de consciencializar a população para esta doença, tendo Portugal aderido à celebração logo nesse ano. Neste dia realizam-se atividades como corridas, caminhadas, congressos, projetos artísticos, campanhas informativas e de angariação de fundos para combate ao lúpus.

 

Publicidade

O lúpus é uma doença auto imune, crónica, não contagiosa, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Os sintomas são imensos pelo que se afirma que o lúpus consiste mesmo num conjunto de doenças ou numa imitação doutras doenças. Pode registar-se uma inflamação nas articulações, tendões e mesmo órgãos. As erupções cutâneas são frequentes com esta doença que pode atacar qualquer parte do corpo.

O lúpus afeta especialmente mulheres (90%), podendo aparecer em qualquer idade (principalmente dos 15 aos 44 anos). Não se sabe ainda se esta doença é hereditária. Em Portugal verificam-se cerca de três mil doentes com lúpus. No mundo são mais de 5 milhões de doentes. A cortisona está na base do tratamento desta doença que pode ser mortal.

Fonte: Calendarr

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment