Skip links

Marcelo Rebelo de Sousa “encontrei em Arcos de Valdevez uma sociedade viva e dinâmica”.

O Presidente da República que esteve no dia 12 de maio em Arcos de Valdevez para a inauguração das Oficinas de Criatividade Himalaya aproveitou também para vivistar a Santa Casa da Misericórdia e a Escola Secundária de Arcos de Valdevez. O ‘Presidente dos afetos’ percorreu as ruas da vila sempre atento e sempre bem disposto. E deixando mensagens de otimismo para o futuro.

“Fui convidado para a inauguração deste edifício, que percebi é a menina dos olhos dos responsáveis autárquicos, e que é uma obra no domínio da ciência, do conhecimento, da inovação, da mudança. Do futuro. E que é pensada para os mais pequenos. Para todos, mas em particular para os mais jovens”.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou ainda que “vi uma sociedade viva. Uma sociedade dinâmica. Uma sociedade que vibra”.

Por sua parte, Jõao Manuel Esteves adiantou “quero pedir ao Senhor Presidente o seguinte: nós estamos num território de baixa densidade. Alguns chamam-lhe o interior. Em muitos destes territórios vive-se melhor do que nos centros urbanos. Vive-se melhor do que no litoral, mas temos problemas. Um deles chama-se demografia. E nós queremos e precisamos políticas para ter pessoas. Políticas integradas de apoio à natalidade, de apoio às famílias, de apoio ao regresso de pessoas. De apoio à fixação de pessoas. Eu sugeria que se fizesse uma grande parceira entre o Estado Português, as Câmaras e as universidades, e porque não, deslocalizar cursos, escolas, faculdades para sítios como o nosso onde provavelmente os custos das deslocações seriam bem mais baixos. Queria pedir-lhe um envolvimento porque este território precisa um reforço da sua atratividade. Por exemplo, com mobilidade viária. É preciso nos ligarmos. Ou então, porque não, implementarmos o 5G. Novas tecnologias, novas redes, para mostrar que Portugal quer aproximar o centro do poder aqueles que estão mais longe.  E para tudo isto contamos com vossa excelência. Para criarmos uma sociedade mais justa, com mais emprego, com mais fixação, melhor para os cidadãos”.

As Oficinas de Criatividade Himalaya formalmente inauguradas pelo Presidente da República são um  equipamento de divulgação da Ciência, da Inovação e da Eco cidadania, baseado na vida, na filosofia e no pensamento do Padre Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX.

Num investimento de mais de 2 milhões de euros, as Oficinas de Criatividade Himalaya são uma plataforma de promoção da Ciência, da Eco cidadania e da sustentabilidade.

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment

  1. Gostei muito do que li parabéns para todos

  2. Na verdade o concelho com obra feita e mesmo situado entre a montanha com o Parque do Gerês nele incluído o seu desenvolvimento controlado sempre foi a pedra de toque dos seus autarcas especialmente Francosco Araújo e João Manuel como seguidor Parabéns caros amigos.