Skip links

Saúde| Crianças de quatro anos passam a ter direito a cheques-dentista

Plano de Promoção da Saúde Oral vai abranger ainda todas as crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos, “independentemente da escola ou instituição que frequentem”, incluindo o setor privado.

As crianças de quatro anos passam a integrar o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), que prevê a sua referenciação para consultas ou a atribuição de cheques-dentista, determina um despacho hoje publicado.

 

Segundo um despacho do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o PNPSO, que vigora até 2025, será também alargado a todas as crianças e jovens entre os sete e os 18 anos, “independentemente da escola ou instituição que frequentem”, incluindo o setor privado.

“Às crianças com idade de quatro anos é atribuída referenciação para consulta de higiene oral nas unidades de cuidados de saúde primários ou são atribuídos até dois cheques dentista”, de acordo com esta decisão que entra hoje em vigor, na sequência da sua publicação em Diário da República.

 

Publicidade

O documento refere ainda que, nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que dispõem de estomatologista ou médico dentista, o acesso desses “utentes será efetuado mediante a definição de prioridades relacionadas com o estado de saúde e com as condições socioeconómicas”.

Fonte: Renascença

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment