Skip links

Ondas de calor podem trazer para Portugal temperaturas de 47º nos próximos anos

A conclusão surge de estudo divulgado pelo Jornal El Pais,  que traça um modelo de evolução do clima na Península Ibérica para os próximos anos onde pode ler-se que, segundo os climatologistas, nos próximos anos, os termómetros em Portugal podem chegar a valores que, atualmente, se registam em países como o Iraque.

O estudo, desenvolvido pela Universidade de Santiago de Compostela, revela que as ondas de calor vão duplicar ao longo dos próximos 30 anos.

Por sua vez, a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha vai ainda mais longe neste cenário e diz que, “para os nossos netos, aqueles que hoje vemos como os verões mais quentes de sempre, serão frescos”, sublinhando que em 2050, poderemos esperar ondas de calor que durem até 5 dias com temperaturas que vão rondar os 47 ou 48 graus.

Os cálculos apresentados neste estudo falam ainda do ritmo a que as temperaturas vão subir nos próximos anos. Os investigadores apontam ainda que o ritmo do aumento médio da temperatura deverá acelerar muito, nomeadamente para um aumento entre 3 a 7 graus Celcius.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment