Skip links

V.N. Cerveira e Tomiño apostam cada vez mais na descentralização

A tarde quente deste sábado, 29 de maio, foi o marco para a apresentação pública da Plataforma Tecnológica de Serviços Partilhados juntamente com a apresentação do Cartão de Identidade da Eurocidade Cerveira-Tomiño. 

A sessão de apresentação esteve presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, a Alcaldesa do Concello de Tomiño, Sara González e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Doutora Isabel Ferreira.

 

Publicidade

A apresentação desta plataforma que visa unir ainda mais os cidadãos de ambos Concelhos (Cerveira e Tomiño) será agora mais uma ferramenta inserida no âmbito do projeto da Cooperação Transfronteiriça.

Para a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa “mais uma vez a Eurocidade Cerveira-Tomiño é uma referência para o país. De como a cooperação significa mais qualidade de vida para os munícipes. Num projeto em que se procura partilhar serviços. Permite que estes serviços possibilitem mais serviços para os cidadãos, independentemente do lado da fronteira no qual vivam. Parabéns aos autarcas de ambos concelhos pela inteligência na gestão de recursos e na excelente cooperação que implementam”.

 

Para o autarca de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira “esta plataforma, é uma plataforma digital, e temos uma grande expetativa na implementação deste cartão como plataforma associada querendo nós melhorar a qualidades do serviço. Este é um projeto piloto e como tal o objetivo é consolidar esta experiência na piscina para rapidamente transformar em serviços noutros equipamentos desportivos, culturais, inclusivamente na área do turismo. Esta plataforma vai de encontro aos objetivos da Eurocidade, dos municípios de Cerveira e de Tomiño, mas também do governo e da Europa: desfronteirização, desburocratização, digitalização, todos esses objetivos que estão hoje aqui a ser cumpridos e sintetizados neste cartão”.

Por sua parte para Sandra González, Alcaldesa do Concello de Tomiño “aquilo que nós pretendemos é que este cartão piloto que inicia com os serviços na piscina possam ser levados a outros serviços. Em Tomiño estamos a construir ua grande Biblioteca que queremos que usem os cerveirenses. Que possamos, por exemplo, através deste cartão, e desta plataforma digital reservar para um espetáculo público, para os teatros em Tomiño, para vir ver os Fados no verão em Ceveira,  e desta maneira reforçar os laços e ao mesmo tempo, obriga-nos a nós, autarcas a coordenar as nossas agendas. Isto vai reforçar ainda mais os laços de cooperação, de governança conjunta e de amizade que temos entre Cerveira e Tomiño”.

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment