Skip links

Há um Concelho do Alto Minho Minho que nunca ‘mudou de cor’ partidária

Em ano de eleições autárquicas O Espectador foi à procura de dados curiosos acerca das eleições e das ‘cores’ que têm governado estes Concelhos ao longo dos anos.

 

Segundo dados estatísticos cerca de 10% das autarquias portuguesas estiveram nas mãos do mesmo partido. Nos 10 concelhos que fazem parte do Alto Minho só uma delas esteve sempre gerida pela mesmo cor partidária.

O Concelho de Arcos de Valdevez, que possui uma população total de 22.847 habitantes (censo 2011), está em mão do Partido Social Democrata (PSD) desde o ano 1976. Só no ano 1979 a autarquia ficou nas mão da Aliança Democrática (AD) que foi uma coligação de centro-direita formada pelo Partido Social-Democrata (PSD), pelo Centro Democrático Social (CDS), pelo Partido Popular Monárquico (PPM) e pelos reformadores.

Esta coligação esteve a cargo do líder histórico do PSD, Francisco Sá Carneiro, como impulsionador, contando com a ajuda dos líderes do CDS Diogo Freitas Amaral e do PPM, Gonçalo Ribeiro Teles. Assim, o concelho de Arcos de Valdevez, tirando o ano de 1979, no qual governou a coligação AD, esteve sempre em mãos do PSD.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment