Skip links

Deitar os miúdos é uma tarefa stressante? Torne o momento mais fácil com estas dicas

O momento que antecede a ida para a cama deve ser um momento ritualizado, em que a criança consegue antecipar o que vai acontecer e em que começa a preparar o seu corpo e a sua mente para ir dormir!

 

O ritual de “ir para a cama” não é mais do que a criação de um hábito e, qualquer hábito, é uma aprendizagem feita por repetição, de algo que nos ensinam, que nos é transmitido. Dormir bem não é um comportamento inato, dormir bem é um comportamento aprendido.

É importante que quem está a ensinar esse hábito tenha alguns conhecimentos. A saber como primeiro passo: os pais devem criar um hábito de “ir para a cama”. Como é que isso se faz? Devem-se criar sequências de ação, repetidas de forma diária e  consistente, de acordo com um horário que deve ser pouco variável mas adaptado às rotinas da família.

 

Na hora de jantar

Se possível jantar sempre por volta da mesma hora. As refeições devem ser ligeiras para que miúdos e graúdos não requeiram um grande esforço na digestão. Hoje em dia é difícil a articulação de tantas exigências, trabalho, horário de sair da escola, atividades extra-curriculares, etc. No entanto, juntar toda a família à mesa é um momento importante na dinâmica da família, que permite o convívio, o conhecimento dos interesses de cada um e a partilha do que aconteceu durante o dia.

Depois do jantar

Deve seguir-se um momento de cerca de 15/20 minutos dedicado à afetividade e ao relaxamento. Ao fazê-lo estamos a ajudar a criança a não associar o momento de comer ao momento de dormir. Assim, é importante que neste tempo se façam brincadeiras mais tranquilas, calmas, não tanto viradas para a estimulação física ou mental.

Estas devem ser feitas na sala, até no quarto, mas não na cama. Pais e filhos podem fazer atividades como: cantar uma canção, ouvir em conjunto uma música suave, fazer umas festinhas ou massagens, ler um livro, preparar a roupa ou a mochila, etc.

Na hora de deitar

As crianças devem deitar-se sempre por volta da mesma hora! Se adormecerem sempre no mesmo horário, cerca de 30 minutos antes, o cérebro começa a enviar sinais ao corpo de que o momento de deitar está perto. É provável que veja o seu filho ou filha a bocejar mais frequentemente, a piscar ou esfregar os olhos ou mais “molenga” e deve aproveitar esses sinais para o momento “xixi e cama”.

Ajude a preparar as crianças para se irem deitar, tendo em conta que os hábitos vão variando de acordo com a idade. Por fim, pijama vestido, deitar na cama, põem a chucha se ainda usarem, liga-se o móbil, aconchegam-se ao objeto que lhes faz companhia durante a noite, seja o seu boneco, doudou ou mantinha, os pais dão um beijinho de boa noite, desligam a luz ou
deixam a luz de presença e saiem do quarto para as crianças poderem dormir “o sono dos justos”.

A momento de se ir deitar é um momento importante para a auto-regulação da criança. É uma altura em que a criança está a tranquilizar-se para ir dormir ou, quando é muito pequena, está a ser ajudada a tranquilizar-se, em que o seu ritmo corporal está a diminuir e em que a família deve estar dedicada à acalmia das rotinas de mais um dia.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment