Skip links

Saiba o que muda a partir do dia 01 de outubro

Levantamento das restrições começa dia 01 de outubro. Atualmente o país está perto de atingir a taxa de 85% da população vacinada. 

 

O Governo estive reunido, esta quinta-feira, e o primeiro-ministro apresenta agora ao país as decisões tomadas para o levantamento de mais restrições.

“Estamos agora em condições para avançar para a terceira fase”, começa por salientar o primeiro-ministro, confirmando desta forma o levantamento de restrições.

Tal como recorda o governante, a matriz de risco mostra que o país está próximo da situação de março, com um Rt de 0,81, mas com o sucesso da vacinação, o cenário deixou de ser tão preocupante.

“A grande diferença é o risco de transmissibilidade, mas também da incidência, com impacto da vacinação. Temos um risco de transmissão idêntico em março, mas a taxa de incidência foi decrescendo, com uma queda abrupta quando começamos a vacinar os jovens”, refere o primeiro-ministro, garantindo que, para isso, foi “determinante a vacinação”.

E o que muda a partir de dia 01 de outubro?

Os bares e discotecas vão poder abrir a 1 de outubro, desde que os clientes apresentem certificado digital.

Já os restaurantes deixam de estar sujeitos ao limite máximo de pessoas por grupo e deixam de estar restringidos a certos horários.

A apresentação de certificado digital deixa de ser obrigatória em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local.

O comércio assim como os casamentos, batizados e espetáculos culturais deixam também de ter limite de lotação.

De acordo com António Costa, o certificado digital continuará a ser obrigatório nas viagens aéreas e marítimas, assim como na entrada de lares de idosos e estabelecimentos hospitalares, onde as as visitas serão retomadas.

O certificado digital continuará a ser também exigido nos grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.

Já o uso de máscara mantém-se nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos, eventos e grandes superfícies.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment