Skip links

Arcos de Valdevez| Aprovado projeto para recuperação da derrocada em Sistelo

A Câmara Municipal aprovou o Protocolo de Cooperação Técnica a celebrar com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P para a candidatura a apresentar ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) para a obra de “Recuperação da derrocada de Sistelo – Arcos de Valdevez (fase I e II)”, no âmbito do apoio à Transição climática – Intervenções de Reabilitação da rede Hidrográfica.

 

As obras terão uma duração de cerca de quatro meses, e o montante máximo elegível comparticipado é de 1.450.000,00 €.

O concurso público será lançado esta semana para a realização da primeira fase da intervenção, estimando-se que no início de 2022 os trabalhos comecem no terreno.

A APA irá prestar todo o apoio técnico no âmbito da estabilização de margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções técnicas de engenharia natural; a melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica e da qualidade das massas de água, bem como reforço dos seus sistemas de monitorização; a mitigação do efeito das cheias provocadas pelas águas pluviais, utilizando soluções de base de engenharia natural; a renaturalização de ribeiras em espaço urbano, sobretudo com a estabilização do seu leito; a reabilitação de infraestruturas degradadas; a contenção de espécies invasoras; e ações de desassoreamento.

A obra será realizada em duas fases, sendo que a primeira fase prevê a recuperação da linha de água, com colocação infraestruturas de drenagem das águas entre outros trabalhos. Posteriormente avançará a reconstituição da paisagem, desde o coberto vegetal até às estruturas de socalcos destruídas aquando do aluimento de terras, intervenção que terá o mesmo prazo de execução.

De lembrar que o aluimento de terras ocorreu no lugar da Igreja, freguesia de Sistelo, em junho, tendo daí resultado uma “cratera” com 100 metros de extensão, 12 de metros de largura e cerca de seis metros de profundidade.

 

Publicidade

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment