Skip links

5000 pessoas na Festa do Espumante constituiu um regresso ‘grandioso’ para o evento -👍Com vídeo

A VII edição da Festa do Espumante de Melgaço regressou na passada sexta-feira e prolongou-se pelo fim-de-semana fora. Durantes três dias foi possível provar diferentes espumantes de alvarinho, acompanhados pelo melhor da gastronomia da região. 

 

 

Depois de em 2020 o certame ter decorrido num formato online, em virtude da situação pandémica, o evento voltou ao Largo do Mercado, com a participação de 15 produtores de espumante de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, de sete produtores de produtos locais e de um restaurante.

A marca dos 5.000 visitantes que obteve a Festa do Espumante ao longo dos três dias foi um número apoteótico. Apesar da pandemia e de nalgumas regiões no Norte do país a incidência dos casos covid-19 esteja a subir, “a Festa do Espumante é um claro exemplo do que se pode ainda fazer e fazer bem feito, sem qualquer tipo de riscos para os organizadores e participantes”, referiu um dos assistentes à cerimonia de inauguração, na passada sexta-feira, dia 26 de novembro.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O evento reuniu uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploraram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira; sessões de showcooking por conceituados chefes – Chakall, Luis Américo e Vitor Matos – que levaram propostas culinárias que tiveram por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região; e teve ainda, um espaço de restauração com propostas gastronómicas típicas.

As noites foram, como habitualmente, preenchidas com animação musical: música ao vivo e atuações de DJ’s (sexta-feira: Rui Afonso, DJ Tata; sábado: Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, e o DJ Pedro Simões – RFM).

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment