Skip links

Operação STOP: e você, é dos que alerta os outros condutores?!

Hoje, enquanto voltava para casa para almoçar, deparei-me com duas operações stop nas rotundas da vila. Após ter recebido vários alertas dos meus ‘colegas condutores’ da presença dos polícias nas rotundas, com os habituais sinais de luzes, a reflexão fez-se imediata na minha cabeça: e se eu estivesse à margem da lei? Se por acaso, não tivesse os meus papéis em regra? Ou, num caso mais grave, fosse uma prófuga da justiça? Com tantas alertas teria todo o tempo do mundo para fazer inversão de marcha e fugir ou então, escolher outra estrada e assim, desviar-me da operação stop.

Muitas vezes, os nossos atos carecem do devido cuidado. Será que ao alertarmos os outros condutores da presença dos agentes da autoridade na estrada estamos a agir da forma correta? Alguma vez tinha pensado nisto?

Eu nunca antes o tinha pensado/ refletido, mas acho que a partir de hoje nunca mais me farei de ‘boa samaritana’ a alertar os meus colegas da presença de uma operação stop. Espero que que com isto não ganhe inimizades quando alguém seja premiado com uma multa depois de passarem por mim e eu, conscientemente, não dar qualquer ‘sinal de luzes’ para alertar.

Nós nunca sabemos quem está ao volante dos carros que passam por nós. Estas operações stop tem o intuito de fiscalizar, mas muitas vezes têm também o intuito de monitorizar condutores vindos doutras latitudes uma vez que estamos muito próximos de uma fronteira.

Por isso, se calhar vale a pena pensar em tudo isto antes de irmos pela estrada fazendo ‘sinal de luzes’ aos nossos ‘colegas condutores’ para os alertar da presença dos polícias como se fossem eles, os entes aos quais devemos fugir.

 

 

 

Escreva um comentário

Nome

Website

Comment

  1. Dos que falaram aqui parece que nunca foram multados, nem que fosse por falta de documentos

  2. O sinal de luzes para alertar os outros condutores para a presença das autoridades é proibido e punido por lei

  3. Estou plenamente de acordo! Pensem bem, ao darmos conhecimento da presença policial, estamos a contribuir para que mais assaltos se façam, mais veículos se roubem, mais droga se comercialize e mais criminosos andem a por em perigo outros cidadãos! Os agentes policiais, a são funcionários enviados pelos seus superiores hierárquicos, para certas operações para o combate ao crime, e para prevenir a maioria dos condutores! Se estiver tudo em ordem, não tem porque temer. Obrigado.